Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novelos e Novelas - Du Arte

Novelos e Novelas - Du Arte

08
Mar17

13 05 O PROCESSO

Artur Duarte

O PROCESSO

 

O Q Vácuo anda mal disposto, parece que nada lhe corre bem… agora que está reformado e poderia muito bem gozar o resto dos seus dias com a Marianinha e os netinhos, a jogar ao esconde esconde ou à macaca, nos jardins do palácio que lhe emprestaram por 10 anos lá para os lados dos Jerónimos, ou então ir até ao seu Algarve, à praia das Coelhas, gozar a casa que lhe foi vendada pelo seu amigo Fantástico do Banco dos Podres Nacionais, tem agora  andar a mediar as confusões que lhe armam os políticos, esses artistas que insistem em lhe fazer a vida num inferno. Cada vez gosta menos de políticos, ele que nunca foi politico, e nunca gostou da politica, aquilo em fez considera não ser obra de um politico – classe baixa – mas sim advir da nobreza  de um estadista, desviado dos altos estudos das finanças publicas, por um carro a precisar de rodagem.

Os últimos acontecimentos têm-no feito dormir mal, pelo que acordou estremunhado e um pouco mal disposto.

Levantou-se cedo, tomou a torrada com o garoto e apressou-se a dar uma vista pelos jornais. Ultimamente eram só más notícias, parece que os jornalistas andavam zangados e tinham um especial prazer em o hostilizar.

Como sempre começou pelos económicos, e vai daí qual o seu espanto!

- Mariasinha podes vir aqui? Acho que me estou a sentir mal…

A Mariasinha mal tinha acordado… apareceu na sala  toda desgrenhada, e perguntou:

- Diz lá Anabo, o que foi?

- Olha… Olha… olha para isto… Estão a chamar-me de palhaço, a mim… que falta de respeito!

- Realmente é tão injusto! A ti que nunca tiveste jeito para fazer rir ninguém… Realmente é uma palhaçada, este Souto Tramares é um espingardeiro, um energúmeno. Como se permite?

- É isso Marianinha, já não há condições para aturar isto, é o Seca Dura Tortas às turras com o Patos Fedelho, é o Sem Paio a lixar-me o comunicado, obrigando-me a não dizer o que queria que eles dissessem, e agora isto…  chamarem-me palhaço…acho que vou entrar em depressão…

- Oh homem de Deus pela Nossa Senhora de Fátima arrebita!

- Pois foi a senhora de Fátima que me tramou, também ela está contra mim… eu só disse aos jornalistas aquilo que tu me disseste, e que até achei piada, mas os gajos levaram à letra…

- Pois, quem não sabe dizer nada o melhor é estar calado, sempre te disse que caladinho és um herói, mas tu às vezes excedes-te…

- E agora, será que ainda me vão por um nariz vermelho, e fazer calçar uns sapatos 50?

- Cala-te Anabinho, eu trato disso!

- Que vais fazer? Tem cuidado!

- Chama o Nocas Libertino da casa civil, e eu mesma tratarei do assunto, a brincadeira vai sair cara ao Souto Tramares, e como ele agora está junto com aquela flausina do partido do Tortas, a Caleiro… ainda me vai dar mais prazer!

- Mas, o que estás a pensar mulher?

- Processá-lo! Ainda vai ter de nos pagar uma indeminização, que vai fazer muito jeito para compensar os cortes que fizeram na tua reforma!

- Isso mesmo! Assim é que é falar, vou já ligar ao Libertino! E já agora digo-lhe para trazer um advogado!

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub