Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novelos e Novelas - Du Arte

Novelos e Novelas - Du Arte

18
Mai17

17 05 A Santa Aliança I

Artur Duarte

A Santa Aliança I

Depois de largos lustros de abundancia, a fome caiu lá para os lados de Contumil.

Há quatro anos que uma peste vermelha caiu sobre os exércitos dos Dragados, não deixando medrar nada, tudo o que semearam morreu às mãos do Biqueira…

O duque Pingo de Bosta, bem se tem esforçado por combater a desgraça, sem o vigor de tempos idos, isto de ir para velho não afeta apenas os servos, bem tentou com doses de fruta, café e leite reverter a situação, mas nada… estamos noutra época e segundo nos confidenciaram parece que a coisa agora não vai lá só com  alimentação. Mas não ficou só por aí o grande duque, mandou embora o sortudo do Vitó Peneira um general ganhador mas mau estratega, e foi o buscar para comandar o exército um cara linda de cabelo à Tintim, chamado Paulo Foi Seca, que depois de um começo promissor, foi mesmo uma seca, tendo dado o fora mesmo antes de acabar a batalha… um desertor!

Perante isto, o duque deixou de confiar nos generais tugaleses e pensando, pensando, resolver ir contratar um Barão vasco de renome, embora sem grandes créditos, o Lopatego. Esse esperto resolveu contratar uma meia dúzia de escudeiros da sua confiança, pagos a durões de ouro, que levaram o Ducado dos Dragados ao descalabro financeiro. Mas resultados, nem vê-los… os exércitos do Biqueira comandados primeiro pelo Ai Jasus e depois pelo Bitoque continuaram a dar-lhes nas trombas, o duque ainda tentou dar-lhe uma outra chance, mas a meio da coisa, lá teve de mandar o Lopatego apanhar caracoles, e foi buscar para o resto da batalha o conceituado general Pé Frio, que prosseguiu o desastre.

Com os coisos a apertarem-se-lhe resolver pedir proteção divina, falou com o Espírito Santo, o lá do alto que por aqui, os da terra, também entraram em crise, e foi-lhe recomendado para chefiar o exercito, o Nésinho Sacristão, um cristão bem educado, bom em desenho, mas desambientado da selva de macacos do ducado, pelo que para o Pingo de Bosta, para mal dos seus muitos pecados, a história repetiu-se, foi madrasta, e perderam mais uma guerra.

 Entretanto a corte começou a desmembrar-se, primeiro foi o Angelinho, rapidamente substituído na pasta das depauperadas finanças pelo Capachinho Comes, e até o bom do Enterro Em Riques, resolveu dar de frotes…

Contrataram  diretamente da Ucrânia para substituir o até então fiel escudeiro do Duque, um engenheiro, que depois de verificar o estado da máquina chegou à conclusão que o problema estava nas comunicações… a fruta já não estava a chegar em bom estado aos consumidores habituais, que dessa forma preferiram abancar com os vaucheres do Biqueira . Consumido com a situação o bom do Duque resolveu chamar o Xico Traques, que rapidamente começou a deitar ventosidades mal cheirosas no Canal do Porro, tentando atingir os candeeiros, não se sabe se da Foz se de São Domingos da Boafiga.

Só que mesmo assim a coisa não pegou e perderam o cão pionato!

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub