13 07 O Buraco da Senhora Ministra
O Buraco da Senhora Ministra
Confesso que ficámos intrigados, e porque não dizê-lo preocupados com o título de primeira página da edição de hoje do Jornal de Notícias:
MINISTRA FOI MOSTRAR O BURACO
Abaixo deste titulo vem uma fotografia da novel e recém empossada ministra das Finanças – Lulu Alva Queca!
O primeiro pensamento que nos assaltou foi:
Será que a senhora está doente? E neste caso será grave?
Hoje em dia é hábito a partir de uma determinada idade fazer-se uma colonoscopia, pensámos nós; coitada… deve ter sido da pressão do seu novo cargo, ficou amedrontada com algum sintoma e correu a fazer o exame. É importante termos uma ministra de boa saúde e sem preocupações adicionais àquelas que são inerentes ao alto cargo que desempenha.
Mas logo de seguida ocorreu-nos outra possibilidade! Com tanto lixo que pelos vistos há que esconder no Ministério das Finanças, e aproximando-se a 8ª e 9ª avaliações da Troika, será que a senhora estará à procura de um esconderijo onde o meter? E neste caso pensará enfiá-los pelo buraco? Será este suficientemente profundo para armazenar os swaps, as PPP, o lixo do BPN, as previsões do Vítor Gaspar, o deficit orçamental, a dívida pública e a reforma do Estado? Não, pensamos que por muito profundo que seja o buraco da senhora ministra, não há hipóteses de lá caberem todos estes dossiers.
Mas, Eureka! Não será esta a estratégia do governo? Em face das limitações, e não havendo espaço no buraco da senhora Ministra para esconder tanto lixo, queiram recorrer ao do Paulinho (este talvez mais profundo e alargado), de forma a dividir tão penosa tarefa? Assim se explicará em parte a intenção de lhe darem também, em futura remodelação governamental, a responsabilidade de acompanhamento das negociações com a Troika.
Mas parece que o Presidente mesmo assim tem dúvidas (ele que raramente as tem), e talvez seja essa a razão para tentar testar o buraco do Tótó para ajudar a tão nobre desiderato!